sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Um passeio ecoturístico pela Praia dos Naufragados

Com uma história marcada por tiros de canhão e naufrágios, a praia de Naufragados continua preservando seus encantos e mistérios até hoje.
Nesse post irei apresentar um passeio ecoturístico que fiz com minha família no primeiro domingo de agosto. Apesar de estarmos em pleno inverno, fazia um dia lindo de sol e fez um calor atípico para essa época do ano.
O acesso a esta praia pode ser feito através das trilhas ou de barco.  Nós optamos por fazermos o trajeto de ida através de trilha pela Caieira da Barra do Sul e o retorno de barco.

Fomos pela Rodovia Baldicero Filomeno, até o ponto final da linha da Caieira da Barra do Sul, deixamos o carro no estacionamento que tem ao lado da rodovia, bem na entrada da trilha (R$10,00).
A trilha pode ser considerada de nível médio ou fácil, sem grandes dificuldades. Dizem que para completar a trilha costuma-se levar média de 40 minutos, porém, como estávamos com duas crianças pequenas, fizemos várias paradas para tomar água e uma parada para ver a cachoeira, portanto nossa trilha teve a duração de 01h05min.
Para quem gosta de ecoturismo a Trilha da praia dos Naufragados é um prato cheio. O caminho até a praia é um verdadeiro túnel cercado por várias espécies de vegetação nativa. O caminho, em meio a Mata Atlântica, é bem marcado, portanto é difícil alguém se perder, mas não aconselho fazer trilha sozinho, é sempre bom ter alguma companhia.

Depois de uma caminhada de aproximadamente 3 km em meio à natureza chegamos à praia. A primeira sensação é de que estamos num verdadeiro refúgio de Floripa.

O moço que cuida do estacionamento nos informou sobre a outra pequena trilha que leva até o Farol, mas como estávamos com as crianças seria muito empenho subir mais uma trilha, pois eles só queriam saber de brincar e correr pela praia.
Nos acomodamos na sombra do Bar e Restaurante Andrino, um dos poucos que existem no local. O cardápio é bem simples e possui poucas opções de comida, mas tudo bem fresquinho e preparado na hora. O atendimento é bem cortês.

Ficamos petiscando porções de peixe frito (R$15,00 cada) e porções de batata frita (R$13,00 cada). A batatinha é daquelas bem caseirinha, que na verdade é a minha favorita.

Entre as opções de bebidas escolhemos um guaraná de 1 litro (R$4,00) e água mineral sem gás pequena, muita água para combater o calor (R$2,50). É tudo bem baratinho, simples, mas bem gostoso. Num local onde só se chega de barco ou trilha não podemos exigir muita sofisticação não é mesmo?!?!

Após um dia maravilhoso, hora de voltar para a casa!! Outra atração do nosso passeio. Agendamos o nosso retorno com o pessoal que organiza o passeio de barco para voltar às 15 hs para a Caieira da Barra do Sul, onde estava estacionado o nosso carro.

O passeio custa R$15 reais por pessoa e vale muito a pena. Com duração de mais ou menos 15 minutos, dá para ver o Farol e a Ilha onde tem o Forte. É importante pesquisar se o barco atende aos turistas todos os dias. Como eu fui num domingo e o mar estava bem calmo, o passeio de barco estava funcionando normalmente.

Enfim, chegamos!!! Passeio muito gostoso, a energia do lugar é tão boa que a gente sai de lá querendo voltar no dia seguinte.